Uma explosão de custos e uma desvalorização de programas

As companhias aéreas são confrontadas, há vários anos, com a explosão das milhas aéreas em circulação. Os programas de fidelização têm tido muito sucesso e até recentemente as milhas aéreas acumuladas pelos clientes não tinham prazo de validade.

Esta explosão de milhas aéreas em circulação tem consequências financeiras significativas. As companhias aéreas, com a evolução das recentes normas contabilísticas (norma IFRIC desde 2008), passaram a ser obrigadas a incluir no seu balanço os encargos financeiros induzidos pelos programas de fidelização.

Assim, no balanço anual do grupo Air France – KLM para o ano 2010-2011 (fechado a 31 de março), a dívida correspondente ao programa de passageiro frequente foi avaliada em 806 milhões de euros!

Para vender e racionalizar seu estoque de milhas aéreas, as companhias aéreas não tiveram escolha a não ser apertar as regras de acumulação e restringir as condições de uso de milhas aéreas acumuladas pelos clientes – a maioria das companhias aéreas limita hoje o uso de milhas aéreas em 24 ou 36 meses após a aquisição. Esta estratégia teve, obviamente, um impacto negativo na percepção dos programas de fidelização por parte dos clientes das companhias aéreas. https://imperiodasmilhas.com/cartoes/cartoes-black-sem-anuidade/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *